segunda-feira, 13 de julho de 2009

"LBD.. básico só no nome"

Quando você ler por aí: LBD, entende-se little black dress (em inglês), abito a tubito ou abito a tubo (em italiano), petite robe noir (em francês) saiba que estão falando de uma das maiores invenções da moda. O “pretinho básico”!
Nascido nas mãos da estilista Coco Chanel no início da década de 20, o vestido preto quebrou paradigmas da época. A cor só era usada por viúvas e era proibida para meninas mais novas. Em 1926 apareceu na capa da já existente revista Vogue e a partir daí virou peça chave.
Nas décadas seguintes a releitura do pretinho básico alcançou seu maior sucesso com a atriz Audrey Hepburn, que no filme "Bonequinha de Luxo" usou um vestido de Givenchy preto.



A partir dos anos 90 a criação de novos tecidos deixou o “pretinho básico” ainda mais versátil ele continuou sendo uma peça básica do guarda-roupa feminino, do modelo mais simples ao mais sofisticado, usado em todas as ocasiões e em todos os horários. Por tudo isso o vestido preto se tornou o grande clássico do guarda-roupa feminino, aquele que garante as duas características básicas ao mesmo tempo - simplicidade e elegância.



USE:

Dia: Escolha, de preferência, os vestidos com fios naturais. Um pretinho básico de linho ou algodão, por exemplo, fica lindo com scarpins ou sapatos com formas arredondadas. Para as executivas, um "pretinho básico" feito de microfibra pode ser combinado com um sapato social. Um bom relógio no pulso e uma bolsa a tiracolo: look impecável: pronta para o trabalho. Para as moderninhas, um bom par de tênis e um casaquinho colorido. Simples assim.
A noite pede brilho e exuberância sempre. E aí que o "pretinho básico" ganha luz com aplicações e transparências. Os acessórios ajudam a dar um up no look. Com uma pequena bolsa com paetês pretos e uma sandália de salto alto preta, a mulher fica sexy. Com broches ou flores, ela ganha romantismo e sofisticação. Em qualquer opção, porém, o segredo é ousar e reinventar.
Como se não bastasse ser simples e elegante, o pretinho também é funcional. Esconde manchas, disfarça amassado, facilita a combinação e, vantagem sobre todas as vantagens, emagrece!

Fontes:
http://www.euleiomagalimoraes.blogspot.com
http://bemresolvida.itodas.uol.com.br
http://www.bbc.co.uk
http://www.almanaque.folha.uol.com.br
http://www.moda.terra.com.br
Revista Vogue
Fotos: reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.